Esta ferramenta, ajuda na tomada de decisões rápidas e eficazes. Há ocasiões em que um plano de ação muito simples é viável, porém em outros casos é necessária a criação de um documento para fins de armazenamento, reflexão e principalmente comunicação eficiente e visual com outras pessoas envolvidas.
É muito usada com a disseminação das técnicas de gestão da qualidade e, posteriormente, com as de gestão de projetos.
Pode ser utilizada para colocar em prática uma decisão simples de uma tarefa, como a aquisição de um novo equipamento ou a execução de uma tarefa pontual. Nessas situações mais simples, o preenchimento dos campos dos 5W2H em um formulário feito em editor de texto, folha de calculo ou mesmo no corpo de uma mensagem eletrónica já é suficiente para a elaboração do plano de ação.
5W2H é muito útil quando usada juntamente com outras ferramentas analíticas ou a planos que requerem ação.
É necessário definir as seguintes questões:
Contexto de uso
Situações que envolvem a implementação de várias decisões de forma orquestrada, como na gestão de projetos ou em um plano de negócio, na gestão de projetos tradicional ou em métodos ágeis, a ferramenta 5W2H está inserida nas etapas.
A 5W2H pode ser aplicada em inúmeras situações – e não só em sala de aula. É uma ferramenta criada para aprimorar o planeamento de qualquer atividade.
O 5W2H pode fazer a diferença em:
Em sala de aula deve-se fazer sempre exemplos práticos, e com utilização da ferramenta é possível abordar temas simples do quotidiano, como práticas da vida do estudante.
Recomendações
A metodologia 5W2H pode ser realizada em uma folha de calculo ou mesmo com um editor de texto, é importante ter respostas claras e objetivas para as perguntas, de modo que o plano de ação se torne, claro e objetivo.
Sequência Didática
Para fazer um bom plano de ação, é necessário criar uma apresentação na forma de uma simples tabela, com uma coluna para cada um dos 5W e duas para os H. Nem sempre são necessários todos, colocar uma ação em cada linha e preencher os 5W2H, um em cada coluna. O título pode ser o próprio objetivo e a meta, o resultado esperado.
O preenchimento pode ser feito no próprio formulário impresso ou os campos podem ser copiados para editores de texto, folhas de calculo, e-mails ou adaptados em aplicativos online de gestão de tarefas ou de projetos.
A ferramenta 5W2H é composta por sete campos em que devem constar as seguintes informações:
Data criação do Plano: | Responsável: | Objetivo: | Meta: | ||||||
Data revisão do Plano: | Responsável: | Indicador: | |||||||
O que? | Como? | Quem? | Quando? | Onde? | Hoje | Situação Atual | |||
Início | Fim | Por quê? | Quanto? | ||||||
Fonte: Almeida, T., Silva, G., Ribeiro, A., Panizzi, C.,Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br
Referências
Almeida, T., Silva, G., Ribeiro, A., Panizzi, C.,Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br
Campos, V. F. Controle da qualidade (no estilo japonês). Rio de Janeiro: Bloch, 1992. 2)
Marshall, J. I. et. al. Gestão da Qualidade. 2. Ed. Rio de Janeiro: FGV Management, 003
Slack, N.; Chambers, S.; Harland, C.; Harrison, A.; Johnston, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2013.
Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.
Conheça os outros projetos:
© 2023 Copyright: ISLA-IPGT – Política de Privacidade – Contactos