SOCRATIVE

https://www.socrative.com/

https://gosocrative.com/

O Socrative é uma plataforma web gratuita que permite a construção de questionários.

Permite de uma forma simples, visualizar a performance de cada estudante e da turma em geral, permitindo assim ao professor identificar quais os conceitos precisam ser reforçados para toda a turma ou quais os grupos de estudantes necessitam maior atenção.

Permite ainda que seja configurado para que os estudantes recebam os feedbacks sobre o seu desempenho.

 

Contexto de uso

Devido às suas características, esta ferramenta, pode ser usada a qualquer momento, seja para uma questão de aula, avaliação formativa ou sumativa.

Pode ainda ser utilizada para a criação de questionários com um maior número de questões e questões complexas, e, que requerem um tempo maior de resposta, como por exemplo exercícios de trabalho de casa.

Recomendações

Uma vez que, trata-se de uma plataforma Web, depende de uma ligação Internet disponível no dispositivo utilizado para aceder.

É recomendado que o professor faça a gestão dos estudantes de cada turma, para evitar que os estudantes se registem mais do que uma vez e possam fazer os questionários várias vezes.

Adequado para as seguintes metodologias ativas

  • Sala de aula invertida

 

Sequência didática

  1. Criar uma conta e aceder à plataforma web com o perfil de professor: https://www.socrative.com/
  2. Criar as questões do questionário, do seguinte tipo: escolha múltipla, verdadeiro/ falso ou resposta curta.
  3. Definir as configurações, como opção correta, e se desejamos fornecer um feedback para a questão. Definir para que os estudantes fornecem o nome.
  4. O professor pode disponibilizar o questionário.
  5. O estudante deve aceder a: https://www.gosocrative.com/ e colocando o identificador da sala, poderá responder ao questionário.

 

Saber mais

Tutorial do socrative: https://www.youtube.com/watch?v=ypkUh57KCDk

Documentação oficial: https://help.socrative.com/en/

 

Referências

Lamas, M., C. (2019). Avaliação contínua no Ensino Superior com recurso a metodologias ativas: Perspetiva comparativa de docentes e estudantes. Disponível em: https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3114. Acesso: 01 setembro de 2023.

Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.

POCH Logótipos

Conheça os outros projetos:

Rede de Cooperação
Connecting@Job
Tutoria
Microcredenciais
Remote Assessment
Portal Científico

© 2023 Copyright: ISLA-IPGT  – Política de Privacidade –  Contactos