O Screencast é um recurso educativo com a capacidade de desenvolver competências linguísticas e comunicativas nos estudantes. A tarefa consiste na construção de tutorias de ensino e de autoexplicação, onde além do áudio, pode capturar o ecrã do computador. Este recurso é muito usado no ensino sobre o uso de software.
Contexto de uso
O Screencast no contexto das Metodologias Ativas torna-se numa estratégia relevante para o processo de ensino-aprendizagem.
Assim, pode ser usado como auxílio na leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros, onde se pretenda explorar tanto a imagem como a escrita e a leitura partilhada.
Portanto, tanto professores como estudantes podem criar um screencast para ensinar a utilização de algum site, serviço, software, aplicação, elaboração de curso, fazer uma palestra ou demonstração de um produto.
Recomendações
Como qualquer recurso didático, o screencast exige algumas reflexões antes da sua utilização:
Adequado para as seguintes metodologias ativas:
Sequência didática
CamStudio Open Source – https://camstudio.org/
Loom – https://www.loom.com/
Screencastify – https://www.screencastify.com/
Screencast-o-matic – https://screenpal.com/
Youtube
Vimeo
Saber mais
Tutorial utilização CamStudio: https://www.youtube.com/watch?v=RGMeCZpejNs&list=PLccnFdy17kAxqFkltlpnNw3Z1T7vp98RA
Tutorial utilização Loom: https://www.youtube.com/watch?v=2OcUG4CfUQc
Tutorial utilização Screencastify: https://www.youtube.com/watch?v=GVDjgjh4BZU
Tutorial utilização Screencast-o-matic: https://www.youtube.com/watch?v=bogV_YDEXBM&t=28s
Referências
Freitas, Artur Jorge Monteiro de; Coutinho, Clara Maria Pereira (2013). Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados. Eduser: revista de educação. ISSN 1645-4774. 5:1, http://hdl.handle.net/10198/14131
Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.
Conheça os outros projetos:
© 2023 Copyright: ISLA-IPGT – Política de Privacidade – Contactos