SCREENCAST

O Screencast é um recurso educativo com a capacidade de desenvolver competências linguísticas e comunicativas nos estudantes. A tarefa consiste na construção de tutorias de ensino e de autoexplicação, onde além do áudio, pode capturar o ecrã do computador. Este recurso é muito usado no ensino sobre o uso de software.

 

Contexto de uso

O Screencast no contexto das Metodologias Ativas torna-se numa estratégia relevante para o processo de ensino-aprendizagem.

Assim, pode ser usado como auxílio na leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros, onde se pretenda explorar tanto a imagem como a escrita e a leitura partilhada.

Portanto, tanto professores como estudantes podem criar um screencast para ensinar a utilização de algum site, serviço, software, aplicação, elaboração de curso, fazer uma palestra ou demonstração de um produto.

 

Recomendações

Como qualquer recurso didático, o screencast exige algumas reflexões antes da sua utilização:

  • É fundamental ter um bom conhecimento dos recursos de software que serão utilizados.
  • Ter a garantia que os estudantes terão acesso a computadores, smartphones, ou tablets com rede internet.
  • Não focar apenas a exposição de conteúdos, procurar estratégias de feedback do estudante em relação à aprendizagem.
  • Ter presente que elaborar vídeos para explorar muitos conteúdos pode ocupar muito tempo extra.

 

Adequado para as seguintes metodologias ativas:

  • Sala de aula invertida

 

Sequência didática

  1. Selecionar a aplicação de gravação e captura de ecrã. Exemplos:

CamStudio Open Source – https://camstudio.org/

Loom – https://www.loom.com/

Screencastify – https://www.screencastify.com/

Screencast-o-matic – https://screenpal.com/

  1. Definir o tema do vídeo e elaboração de roteiro/plano e de apresentação
  2. Gravação/edição do vídeo
  3. Disponibilização do vídeo. Exemplos:

Youtube

Vimeo

 

Saber mais

Tutorial utilização CamStudio: https://www.youtube.com/watch?v=RGMeCZpejNs&list=PLccnFdy17kAxqFkltlpnNw3Z1T7vp98RA

Tutorial utilização Loom: https://www.youtube.com/watch?v=2OcUG4CfUQc

Tutorial utilização Screencastify: https://www.youtube.com/watch?v=GVDjgjh4BZU

Tutorial utilização Screencast-o-matic: https://www.youtube.com/watch?v=bogV_YDEXBM&t=28s

 

Referências

Freitas, Artur Jorge Monteiro de; Coutinho, Clara Maria Pereira (2013). Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados. Eduser: revista de educação. ISSN 1645-4774. 5:1, http://hdl.handle.net/10198/14131

Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.

POCH Logótipos

Conheça os outros projetos:

Rede de Cooperação
Connecting@Job
Tutoria
Microcredenciais
Remote Assessment
Portal Científico

© 2023 Copyright: ISLA-IPGT  – Política de Privacidade –  Contactos