MENTIMETER

https://www.mentimeter.com/

https://www.menti.com/

O Mentimeter consiste numa plataforma Web que permite fomentar a interação e participação de uma audiência, quer seja uma sala de aula ou uma reunião.

Os participantes respondem usando o smartphone, tablet ou notebook, podendo os resultados ser projetados em tempo real através do videoprojector.

As interações podem passar por questionários, perguntas/opiniões rápidas, realizar jogos, nuvens de palavras, etc.

 

Contexto de uso

O Mentimeter pode ser utilizado sempre que o dinamizador da audiência deseje motivar a mesma, através de apresentações mais atrativas, interativas, inovadoras e incrementar maior envolvimento.

 

 

 

 

Recomendações

Apesar de permitir criar apresentações atrativas, interativas, inovadoras e fomentar maior envolvimento dos participantes, a versão gratuita da plataforma, tem algumas limitações ao nível da quantidade de questões permitidas em cada apresentação.

 

Adequado para as seguintes metodologias ativas

  • Sala de aula invertida

 

Sequência didática

  1. Criar uma conta e aceder à plataforma web: https://www.mentimeter.com/
  2. Criar uma apresentação.
  3. Criar slides, que podem ser dos seguintes tipos: Escolha múltipla; Escolha de imagem; Nuvem de palavras; Escalas; Texto aberto; 100 pontos; Ranking; Matriz de 2 por 2; Quem vencerá?; Q&A, etc.
  4. Depois de criar os slides, para usar em contexto de apresentação, pressionar o botão “Present”. Será apresentado ainda um código.
  5. Os participantes devem aceder a www.menti.com e inserir o código para participarem.

 

Saber mais

Documentação oficial: https://academy.mentimeter.com/

Tutorial de utilização do mentimeter: https://youtu.be/3m73am9LjFw?si=IX5KH_IgE63ygOHy

 

Referências

Assis Fonseca, R., Paiva Rafael, C. R., Francisco Victor, E. ., Geraldo dos Santos, N. C. ., Oliveira, A. X. de, & Silva, C. F. da . (2021). O Uso do Mentimeter como Metodologia Ativa Virtual no Curso de Gestão Ambiental da Faculdade Única de Ipatinga. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2(4), 1–7. https://doi.org/10.51189/rema/1939

Serra, Sheyla & Biotto, Clarissa. (2020). Experiência de Ensino Remoto Emergencial na Pós-Graduação em Engenharia. 10.37702/COBENGE.2020.3232.

Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.

POCH Logótipos

Conheça os outros projetos:

Rede de Cooperação
Connecting@Job
Tutoria
Microcredenciais
Remote Assessment
Portal Científico

© 2023 Copyright: ISLA-IPGT  – Política de Privacidade –  Contactos