Chat GPT

Nos últimos tempos, têm surgido vários sistemas inovadores com integração de Inteligência Artificial (IA) de forma a transformar o processo ensino aprendizagem, tornando-se mais personalizado, eficiente e eficaz. Teve o seu expoente máximo com o surgimento do ChatGPT.

 

ChatGPT

ChatGPT é um modelo de linguagem que permite que as pessoas interajam com um computador de forma mais natural e conversacional. GPT significa, em inglês “Generative Pre-trained Transformer”, ou seja, “Transformador Pré-treinado Generativo” e é o nome dado a uma família de modelos de linguagem natural desenvolvidos por Inteligência Artificial (IA) aberta. Também é conhecido como uma forma de IA generativa pela capacidade que tem de produzir resultados originais.

O ChatGPT usa o processamento de linguagem natural para aprender com os dados da Internet, fornecendo respostas a perguntas ou instruções dos utilizadores. Essas respostas são baseadas em inteligência artificial.

Os modelos são treinados com grandes conjuntos de dados textuais para aprender a prever a próxima palavra numa frase e, a partir daí, gerar uma resposta coerente e convincente a uma pergunta ou instrução. No caso do ChatGPT, usa 570 GB de dados representando 300 biliões de palavras que foram inseridos no seu sistema e, além disso, possui cerca de 175 biliões de parâmetros integrados (Hughes, 2023).

Podemos pensar no ChatGPT como um “robô de computador” com o qual podemos conversar sobre qualquer coisa. Quase tudo: o ChatGPT foi treinado para rejeitar solicitações inapropriadas, por exemplo, perguntas que violem os direitos de alguém, promovam a discriminação, sejam ofensivas ou deliberadamente enganosas. Embora sólida, não é infalível.

Para isso contribui sua interface que é fácil. O ChatGPT pode ser solicitado para dados, análises e até mesmo uma opinião.

No entanto, o algoritmo com o qual trabalha não toma uma posição definida, pois a sua interpretação é baseada na análise estatística de biliões de textos da Internet.

Criar conta no ChatGPT

Aceder à plataforma web: https://chat.openai.com e criar uma conta

  • Inserir o endereço de e-mail ou fazer login com uma conta do Google ou da Microsoft.
  • Criar uma senha (pelo menos 8 caracteres).
  • Verificar o e-mail da OpenAI e clicar no link correspondente para ativar a conta.
  • Digitar o nome, sobrenome e data de nascimento.
  • Digitar o número de telefone.
  • Digitar o código de verificação enviado por SMS.

 

Figura: Interface do ChatGPT

Fonte: https://chat.openai.com/

Perguntamos ao chatGPT, “Explica o que é o chatGPT

Resposta: O ChatGPT é um programa de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI que utiliza a arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer) para realizar tarefas de conversação em linguagem natural. A arquitetura GPT é uma rede neural profunda que foi treinada em grandes volumes de texto da internet para entender e gerar texto de forma coerente e contextual. Ela é especialmente eficaz em compreender o contexto de uma conversa e gerar respostas relevantes.

 

Como utilizar o ChatGPT

  1. Aceder à plataforma web: https://chat.openai.com
  2. Colocar a pergunta ou instrução no campo “Enviar uma mensagem”
  3. A resposta será gerada imediatamente e o texto aparecerão no ecrã
  • Podemos marcar se a resposta é aceitável ou não, selecionando o ícone do polegar para cima ou para baixo. Se selecionar um ícone, uma caixa popup aparece e solicita um feedback adicional (não obrigatório) antes de enviar a avaliação.
  1. Podemos pedir ao ChatGPT que responda à mesma pergunta ou instrução novamente, fazendo clique em “Regenerar resposta“
  • Podemos marcar se a resposta revista é melhor, igual ou pior que a anterior.
  • Ao gerar várias respostas, podemos navegar entre elas.
  1. O diálogo é guardado no menu à esquerda. Pode alterar o nome do chat ou eliminar.

 

Na figura seguinte, apresentamos a interface do chatGPT, com a colocação da pergunta: “Explica o que é o chatGPT

Figura: Interface do ChatGPT, colocação de uma pergunta

Fonte: https://chat.openai.com/

Recomendações

Para obter um resultado mais relevante, devemos dizer ao ChatGPT como desejamos que ele responda (Stephen, 2023). Por exemplo:

  • Diz como [adicionar consulta] funciona em 50 palavras.
  • Comportar-se/agir como um gestor de ensino superior. [adicionar consulta].
  • Escreva um ensaio de quatro parágrafos sobre [adicionar consulta].

Se a consulta não produzir o resultado esperado, tentar alterar a(s) pergunta(s) ou instrução(ões) e executar a consulta novamente.

A versão gratuita do ChatGPT pode não estar disponível ou pode funcionar muito lentamente devido à alta requisição.

Os dados usados para treinar as respostas do ChatGPT 3.5, remontam a janeiro de 2022. Significa que o ChatGPT não tem conhecimento do que aconteceu ou foi criado desde dessa data.

No entanto, alguns navegadores da web que integram o ChatGPT permitem o acesso a informações mais recentes.

O ChatGPT não pode verificar se as informações fornecidas ou avaliar a sua própria confiabilidade.

Para determinar em que circunstâncias pode ser seguro usar o ChatGPT, apresentamos um fluxograma, na seguinte figura.

Figura: Quando é seguro utilizar o ChatGPT

Fonte: UNESCO (2023).

 

Aplicações do ChatGPT no ensino superior

Apesar de recente, o ChatGPT já foi amplamente aplicado em diferentes dimensões do ensino superior. Esta seção descreve alguns casos de uso possíveis do ChatGPT no processo ensino aprendizagem, investigação, gestão e outas atividades relacionadas.

Tabela: Casos de uso do ChatGPT

Recurso

Descrição

Exemplo de aplicação

Motor de

possibilidades

A IA gera formas alternativas de expressar uma ideia

Os estudantes podem escrever consultas no ChatGPT e usar o recurso Regenerate Answer (gerar outra resposta) para procurar respostas alternativas.

Adversário socrático

A IA atua como um oponente para desenvolver ideias e argumentos

Os estudantes podem inserir mensagens no ChatGPT seguindo a estrutura de uma conversa ou debate. Os professores podem pedir aos estudantes que usem o ChatGPT para se preparar para as discussões.

Treinamento de colaboração

A IA ajuda os grupos a investigar e resolver problemas juntos

Trabalhando em grupos, os estudantes podem usar o ChatGPT para pesquisar informações que lhes permitam concluir tarefas.

Guia complementar

A IA atua como um guia para navegar em espaços físicos e conceituais

Professores podem usar o ChatGPT para gerar conteúdo para aulas/cursos (por exemplo, perguntas para discussão) e pedir conselhos sobre como ajudar os estudantes a aprender conceitos específicos.

Tutor individual

A IA ajuda em todo o processo de design

O ChatGPT pode fornecer comentários personalizados aos estudantes com base nas informações fornecidas por eles ou pelos professores (por exemplo, notas de exame).

Designer de currículo

A IA ajuda em todo o processo de design de currículo

Os professores podem pedir ao ChatGPT ideias sobre como elaborar ou atualizar um currículo (por exemplo, rubricas para avaliação) e/ou focar em objetivos específicos (por exemplo, como tornar o currículo mais acessível).

Exploratório

A IA fornece ferramentas para explorar e interpretar dados

Os professores podem fornecer informações básicas aos estudantes que escrevem diferentes consultas no ChatGPT para saber mais sobre o tópico. O ChatGPT pode ser usado para apoiar a aprendizagem de idiomas.

Parceiro de estudos

AI ajuda o estudante a refletir sobre o conteúdo de aprendizagem

Os estudantes podem explicar ao ChatGPT o seu nível atual de compreensão e pedir ajuda para estudar os conteúdos. O ChatGPT também pode ser usado para ajudar os estudantes a se prepararem para outras tarefas (por exemplo, entrevistas de emprego).

Motivador

AI oferece jogos e desafios para ampliar a aprendizagem

Professores e estudantes podem pedir ao ChatGPT ideias sobre como estender a aprendizagem dos estudantes depois de fornecer um resumo do seu nível atual de conhecimento (por exemplo, questionários, exercícios).

Avaliador dinâmico

A IA fornece aos professores um

perfil do conhecimento atual de cada estudante

Os estudantes podem interagir com o ChatGPT num diálogo estilo tutorial e, em seguida, pedir ao ChatGPT para produzir um resumo de seu estado

atual de conhecimento para partilhar com o professor para avaliação.

Fonte: UNESCO (2023).

 

 

Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.

POCH Logótipos

Conheça os outros projetos:

Rede de Cooperação
Connecting@Job
Tutoria
Microcredenciais
Remote Assessment
Portal Científico

© 2023 Copyright: ISLA-IPGT  – Política de Privacidade –  Contactos