TÉCNICA DOS SEIS CHAPÉUS

Esta técnica, é conhecida como seis chapéus do pensamento e foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar as pessoas nas análises de situações e tomada de decisões, ressaltando vários pontos de um problema.

Pode ser realizada em grupo ou individualmente, consiste na divisão de uma situação de seis formas diferentes, tornando essa análise mais rica e consistente.

Os chapéus, normalmente, são imaginários, entretanto a simbologia de “pôr e tirar” o chapéu ajuda na organização da ideia e na forma de analisar a situação. Cada chapéu tem um simbolismo e características distintas, onde se pode dividir da seguinte forma a situação:

Tabela: Características dos Chapéus

Chapéu BrancoSimboliza a pureza e está relacionado com os dados estatísticos, factos e pesquisas
Chapéu VermelhoLembra sentimentos, emoções e intuições relacionados com os problemas
Chapéu PretoEstá relacionado com o lado negativo, os problemas e dificuldades encontradas
Chapéu AmareloSimboliza o sol, o brilho e por isso está relacionado com o otimismo e pontos positivos
Chapéu VerdeAs inovações, criatividade e soluções dos problemas
Chapéu AzulAs inovações, criatividade e soluções dos problemas

Fonte: Sereno, H., Pinto, T., Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br

 

A técnica dos seis chapéus pode ser adotada como estratégia de ensino, estudo, avaliação e tomada de decisões em problemas mais amplos.

Contexto de uso

Quando há uma situação com vários eixos a serem analisados. É uma boa estratégia para tomada de decisões, análises de situações, principalmente as mais complexas, gerando uma decisão consistente.

 

Vantagens

  • Promove o trabalho em grupo.
  • Permite uma organização de ideias.
  • Favorece uma análise sobre vários aspetos em estudos amplos e complexos.
  • Auxilia na tomada de decisões.
  • Provoca discussões e aprofundamento sobre o tema, gerando um consenso do que seria a melhor alternativa naquela situação.
  • Realiza uma aprendizagem colaborativa.
  • Integra conceitos de vários assuntos.
  • Permite a aprendizagem de novos conceitos e a procura por soluções para situações que podem ser reais ou não.
  • Estimula a criatividade, pois uma mesma situação pode ser analisada de várias formas e gerar soluções únicas.
  • Desenvolve o dinamismo de respostas diante de situações apresentadas no momento.

 

Nesta técnica como todos se concentram num único estilo de pensar sobre o tema, torna os membros da equipa mais unidos.

 

Recomendações

Pode ser usado com vários temas e por todos os profissionais, para tomada de decisões e análises de problemas em diversos momentos, já que as soluções são dinâmicas e podem ser desenvolvidas técnicas novas para aquela mesma situação.

É importante estar atento ao escopo de cada chapéu e a orientação a ser dada.

 

Sequência Didática

Antes do início da atividade

  • Dividir os estudantes em seis grupos.
  • Definir qual será o chapéu de cada grupo.
  • Explicar a temática central de cada chapéu.
  • Expor a situação, problema a ser analisado pelos estudantes.

A sequência da exposição dos chapéus é dada sempre pelo chapéu azul, podendo ser repetida quantas vezes for preciso até chegar à conclusão.

 

Durante a atividade

  • É indicado que se inicie pelo chapéu branco, para que todos pensem nas informações objetivas e se foquem nos factos e nos dados estatísticos que se tem acerca do tema, a fim de obter uma visão comum.
  • O chapéu vermelho, no qual as opiniões pessoais e emoções relacionadas a situação são expressas.
  • O chapéu verde irá possibilitar que todos os participantes pensem em soluções criativas de resolução do problema em questão.
  • O chapéu amarelo (pontos positivos) e também os chapéus pretos (pontos negativos) devem ser expostos, pesando os benefícios, as fragilidades e riscos das soluções propostas pelo chapéu verde.

 

A atividade termina, quando o grupo chegar a um consenso.

Referências

Santos, S , Antonelli, Izabella Barberato Silva e Fernandes, Luciane

Sereno, H., Pinto, T.,Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br

Fernanda Rodrigues Martinho. PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO À IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: Relato de experiência. IV Congresso de Inovação e metodologias no ensino superior, 2019.

 

Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.

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