PAINEL INTEGRADO

É uma metodologia ativa que proporciona um trabalho que contempla um grande volume de informações em tempo reduzido.

O painel integrado é uma das técnicas mais dinâmicas usadas em sala de aula, tanto para intercâmbio de ideias, como pela participação e integração de novos membros de um grupo, promove a comunicação, participação, cooperação e a integração de todos os membros do grupo. É uma forma do professor trabalhar coletivamente um determinado assunto.

De acordo com Anastasiou e Alves (2008, p.45), o painel integrado é um recurso estratégico que pode ser utilizado na sala de aula em diversas situações, isso porque:

  • Envolve mais pessoas discutindo, entre si;
  • Torna-se mais interessante para os estudantes do que ouvir uma só pessoa, fazendo uma exposição;
  • Nos momentos da metodologia dialética, pode ser aproveitado tanto para mobilização do conhecimento, como de construção e ou mesmo, para o momento de elaboração de sínteses;
  • Seu tempo, espaço, duração e preparação podem acontecer no próprio espaço de aula.

 

O método, foi criado e difundido por J.D. Phillips e consiste na divisão de um grupo numeroso em pequenos grupos, com a finalidade de facilitar e dinamizar a discussão.

Originalmente essa estratégia propõe a divisão do grupo em pequenos grupos formados por 6 pessoas que discutem o assunto durante 6 minutos. Entretanto, essa característica não é rígida, podendo o grupo alterar tanto o número como o tempo, de acordo com a conveniência.

Masetto (2002, p. 95) destaca que no painel integrado cada parcela de conteúdo escolhida pelo professor tem seu estudo realizado em primeiro lugar por um grupo pequeno, e, em seguida, […] todos os assuntos são estudados por todos os estudantes, fazendo-se um cruzamento entre os membros dos diferentes grupos de tal forma que, em cada novo grupo, tenha representantes de todos os primeiros grupos – e, portanto, de todos os assuntos discutidos.

 

Contexto de uso

A estratégia permite a integração de conceitos, ideias e conclusões. Dessa forma, o painel integrado pode ser utilizado:

  • Para racionalizar melhor o tempo;
  • Para introduzir novos assuntos;
  • Integrar o grupo;
  • Apresentar novos conceitos e definições;
  • Despertar ideias ou conclusões sobre determinado tema;
  • Garantir a participação de todos;
  • Aproximar os participantes com determinado assunto;
  • Aprofundar o estudo de um tema etc.

 

Recomendações

Os pontos seguintes devem ser considerados.

  • É fundamental um planeamento prévio acerca do que será trabalhado.
  • Os objetivos a serem alcançados, a partir da utilização dessa técnica, devem estar claros, tanto para o próprio professor, quanto para o grupo.
  • Explicar ao grupo o funcionamento da técnica, sua finalidade, o papel e as atitudes esperadas de cada membro e o tempo disponível para a discussão.
  • Dividir o grupo em subgrupos, aproveitando para colocar juntos os membros que ainda não se conheçam.
  • Solicitar aos membros dos pequenos grupos que se apresentem, escolham um coordenador para os debates e um membro para fazer as anotações.
  • Cada grupo deve ter um número de membros igual ao número de subgrupos. Isto possibilitará a rotação dos grupos.
  • Distribuir cópias dos assuntos a serem discutidos.
  • Esclarecer qual o tempo disponível. O tempo pode ser prorrogado, se conveniente.

 

Sequência Didática

  1. Realizar uma breve introdução ao texto a ser estudado, expondo os objetivos do encontro e a metodologia a ser adotada.
  2. Dividir os grupos com número iguais de participantes, bem como o texto em tantas partes quantos forem os grupos formados.
  3. Personalizar os grupos dando-lhes um nome, letra, número ou cor.
  4. Entregar a cada grupo uma parte do texto e sugerir que o mesmo seja lido e debatido, com destaque para as ideias principais e as dúvidas.
  5. Cada elemento do grupo estuda o assunto proposto pelo professor e comunica com o grupo, com opiniões e ideias, estabelecendo com o grupo conclusões sobre o que foi lido.
  6. Formação de novos grupos, com os elementos que possuem os mesmos números. Os que receberam o número 1, formarão o grupo 1, e assim por diante. Desta forma, o grupo 1, por exemplo, terá representante de cada grupo da primeira formação;
  7. No novo grupo sugere-se a comunicação (pode ser leitura) das conclusões por parte de cada um dos membros.
  8. Apresentação das conclusões para toda a turma.

 

Figura: Esquema de Formação dos Grupos

Fonte: Prof. Ms. Francisco Sales

Referências

Anastasiou, L.G.C; Alves, L.P. Estratégias de Ensinagem. 2008. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1390223/mod_resource/content/1/anastasiou.pdf.

Ferreira, D., Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br

Masetto, Marcos Tarcisio. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2002.

Sales, Francisco. Ateliê dos Educadores. Disponível em: http://atelierdeducadores.blogspot.com/2010/04/painel-integrado.html.

Técnicas De Trabalho Em Grupo. Painel integrado. Disponível em: http://amigadapedagogia.blogspot.com.br/2011/04/tecnicas-de-trabalho-em- grupo.html.

Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.

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