Uma atividade prática está ligada à teoria e à prática. Porém, esta ligação existe, não somente pela capacidade de materialização da atividade prática que facilita o processo ensino aprendizagem, mas também pela motivação dos estudantes.
Uma atividade prática, é uma nova forma de apresentar uma nova maneira de transmitir conhecimento, além de oferecer uma “finalidade” para o conteúdo teórico de sala.
As atividades práticas são consideradas como uma espécie de catalisador para os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, já que a vivência de uma experiência facilita a assimilação das informações.
A prática não inclui somente as atividades realizadas em laboratório, mas diversas outras experiências, que podem ser realizadas em sala de aula com materiais simples. Isto promove o desenvolvimento dos estudantes, na capacidade de reflexão, construção de ideias e atitudes, além do conhecimento de procedimentos.
Entre os objetivos de uma atividade prática, destacam-se:
Segundo Freire: “A teoria sem a prática vira ‘verbalismo’, assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.” (FREIRE, 1996, p.25).
Contexto de uso
Sempre que o conteúdo teórico estudado permitir aplicações práticas em laboratórios ou mesmo em sala para reproduzir situações do quotidiano e/ou situações-problema que possam aumentar o nível de entendimento dos estudantes.
Vantagens:
Recomendações
O ambiente no qual deverá ser feita a prática, deve ser seguro e organizado. A distribuição física dos estudantes e dos equipamentos, materiais e itens específicos, devem de estar de tal forma a permitir o fluxo de todos dentro do laboratório ou da sala utilizada.
Deve-se preparar um plano, que deve ser seguido por todos, de modo que os estudantes consigam agir de forma lógica e organizada dentro do espaço e as instruções sejam claras e objetivas.
O docente, desta forma, consegue responder às dúvidas dos estudantes e acompanhar o andamento das atividades. Antes de iniciar as atividades, deve explicar cada etapa aos estudantes. Os materiais/equipamentos devem ser alocados previamente no local para que a atividade seja realizada de maneira rápida e objetiva, visando sempre a resolução de um problema.
Sequência didática
Preparação da Atividade
Antes da Atividade
Durante a Atividade
Depois da Atividade
Referências
Almeida, T., Silva, G., Ribeiro, A. Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br
Freire, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Ed.Paz e Terra (coleção leitura), 1996. 25p.
Takeuchi, H., Nonaka, I. Gestão do Conhecimento. Bookman, 2008. W PENSAR. Disponível em: https://blog.wpensar.com.br/gestao-escolar/aula-pratica-comoferramenta-de-ensino/. Acesso em: 10 dez. 2019.
Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.
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