É uma técnica, que tem como objetivo explorar novas ideias sobre um tema ou solução de um problema, explorando a capacidade criativa dos indivíduos ou de um grupo específico.
No brainstorming, todos os participantes podem expor as suas sugestões e debater a contribuição de todos. Os participantes são motivados a lançar o maior número de ideias possíveis sobre o tema, de forma espontânea e criativa. O importante é a diversidade de pensamentos e experiências para que se possa extrair as melhores ideias.
Contexto de uso
Pode ser usado por qualquer grupo ou organização que tenha necessidade de novas ideias, atividades de planeamento e tomadas de decisão. É uma técnica que pode ser relevante no âmbito profissional e educacional, utilizada no aspeto de inovação para produzir ideias criativas.
Na sala de aula, pode ser usado nas questões iniciais dos temas, nos desafios relacionados aos conteúdos propostos, na resolução de problemas lançados, entre outras possibilidades que atendam aos objetivos de aprendizagem.
Recomendações
Apresentar situações que possibilitem a imaginação criativa, todos podem expor as suas ideias e não deverá haver críticas às ideias apresentadas.
A partilha e o aperfeiçoamento das ideias pelos participantes deve ser incentivada.
Sequência Didática
A aplicação do brainstorming em sala de aula, o professor regista as frases ou palavras-chave mencionadas pelos estudantes a partir do que foi proposto.
Existem, diferentes técnicas para aplicação do brainstorming como:
Referências
Aparecida, C., Panizzi, F., Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br
Buchele, G., et al. Métodos, Técnicas e Ferramentas para Inovação: Brainstorming no contexto da inovação. Revista Pensamento & Realidade.
Portal da Educação. O que é Metodologia Brainstorming? Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/o-que-e metodologia/50182.
Xavier, T.C. A aplicação do Brainstorming nas aulas de Geografia. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, 2008. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/57501. Acesso em: 22 nov. 2019.
Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.
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