CANVAS

É uma ferramenta que auxilia os empreendedores e gestores a visualizar o seu negócio ou projeto de uma forma objetiva em um único painel.

Consiste num quadro subdividido em nove campos que toda organização possui que são os seguintes: proposta de valor, segmentos de clientes, parcerias chave, atividades chave, recursos chave, relacionamento com clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas. Estes campos abrangem as quatro principais áreas de um empreendimento: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

 

Contexto de uso

O propósito inicial da criação da ferramenta Canvas, foi para ser usado na geração de modelos de negócios.

 

Recomendações

Recomenda-se reunir as pessoas envolvidas com o tema para elaboração de maneira colaborativa do Canvas, usando textos curtos, para que sejam mais intuitivos na interligação das diferentes áreas do tema abordado.

Utilizar uma caneta e post-its com lançamento das ideias sobre o Modelo Canvas impresso em uma folha de papel na orientação paisagem e de tamanho A3, no mínimo.

 

Sequência Didática

  1. Perfil dos estudantes
  2. Definir os principais perfis de estudantes
  3. Conteúdo de valor
  4. Definir os interesses
  5. Canais
  6. Definir como aceder, comunicar e entregar valor ao estudante
  7. Definir como conquistar e manter um bom relacionamento com os estudantes
  8. Definir os mecanismos adequados de avaliação para verificação da aprendizagem do estudante
  9. Recursos chave
  10. Definir os ativos físicos (equipamentos e softwares) e intelectuais (fontes de conhecimento)
  11. Atividades chave
  12. Listar as atividades mais importantes para realizar a entrega de valor ao estudante
  13. Parcerias chave
  14. Identificar professores, técnicos de laboratório, profissionais externos, laboratórios, empresas e parceiros importantes para apoiar a aula na entrega.
  15. Investimentos (Estrutura de custos)
  16. Definir todos os investimentos necessários na operacionalização da aula
  17. Após definição dos campos listados acima, deve-se fazer uma análise crítica da ferramenta Canvas para verificar se os campos estão harmonicamente interligados e fazer os ajustes quando necessários

Referências

Chrisostimo, W., Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Business Model Canvas – Inovação em Modelos de Negócios. Um Manual para Visionários, Inovadores e Revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

Pereira, Daniel. O que é o Business Model Canvas. Disponível em: https://analistamodelosdenegocios.com.br.

Silva, Adolfo Felipe. O que é Business Model Canvas e como fazer um. Disponível em: https://guiaempreendedor.com.

Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.

POCH Logótipos

Conheça os outros projetos:

Rede de Cooperação
Connecting@Job
Tutoria
Microcredenciais
Remote Assessment
Portal Científico

© 2023 Copyright: ISLA-IPGT  – Política de Privacidade –  Contactos