Esta técnica, é conhecida como seis chapéus do pensamento e foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar as pessoas nas análises de situações e tomada de decisões, ressaltando vários pontos de um problema.
Pode ser realizada em grupo ou individualmente, consiste na divisão de uma situação de seis formas diferentes, tornando essa análise mais rica e consistente.
Os chapéus, normalmente, são imaginários, entretanto a simbologia de “pôr e tirar” o chapéu ajuda na organização da ideia e na forma de analisar a situação. Cada chapéu tem um simbolismo e características distintas, onde se pode dividir da seguinte forma a situação:
Tabela: Características dos Chapéus
Chapéu Branco | Simboliza a pureza e está relacionado com os dados estatísticos, factos e pesquisas |
Chapéu Vermelho | Lembra sentimentos, emoções e intuições relacionados com os problemas |
Chapéu Preto | Está relacionado com o lado negativo, os problemas e dificuldades encontradas |
Chapéu Amarelo | Simboliza o sol, o brilho e por isso está relacionado com o otimismo e pontos positivos |
Chapéu Verde | As inovações, criatividade e soluções dos problemas |
Chapéu Azul | As inovações, criatividade e soluções dos problemas |
Fonte: Sereno, H., Pinto, T., Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br
A técnica dos seis chapéus pode ser adotada como estratégia de ensino, estudo, avaliação e tomada de decisões em problemas mais amplos.
Contexto de uso
Quando há uma situação com vários eixos a serem analisados. É uma boa estratégia para tomada de decisões, análises de situações, principalmente as mais complexas, gerando uma decisão consistente.
Vantagens
Nesta técnica como todos se concentram num único estilo de pensar sobre o tema, torna os membros da equipa mais unidos.
Recomendações
Pode ser usado com vários temas e por todos os profissionais, para tomada de decisões e análises de problemas em diversos momentos, já que as soluções são dinâmicas e podem ser desenvolvidas técnicas novas para aquela mesma situação.
É importante estar atento ao escopo de cada chapéu e a orientação a ser dada.
Sequência Didática
Antes do início da atividade
A sequência da exposição dos chapéus é dada sempre pelo chapéu azul, podendo ser repetida quantas vezes for preciso até chegar à conclusão.
Durante a atividade
A atividade termina, quando o grupo chegar a um consenso.
Referências
Santos, S , Antonelli, Izabella Barberato Silva e Fernandes, Luciane
Sereno, H., Pinto, T.,Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br
Fernanda Rodrigues Martinho. PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO À IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: Relato de experiência. IV Congresso de Inovação e metodologias no ensino superior, 2019.
Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.
Conheça os outros projetos:
© 2023 Copyright: ISLA-IPGT – Política de Privacidade – Contactos