INFOGRÁFICO

É um recurso visual, que é desenvolvido a fim de melhorar o desenvolvimento de uma apresentação. A compreensão é facilitada por meio da interação entre textos, imagens, gráficos e outros ícones visuais.

Um infográfico deve ser apresentado de forma criativa e organizada, facilitando a compreensão das pessoas sejam especialistas ou não.

Existem diversos aplicativos que podem ser utilizados na produção dos infográficos:

  • Canva https://www.canva.com/pt_br/login/
  • Iy    https://visual.ly/user/login


Twyman, organiza a linguagem no esquema seguinte, descritivo do ponto de vista da linguística e do design gráfico.

Figura: Esquema Twyman

Fonte: Twyman (1985)

Contexto de uso

Sempre que os aspetos visuais facilitarem a compreensão e a memorização de um conteúdo. Entre as principais vantagens dos infográficos destacam-se:

  • As pessoas geralmente respondem melhor a um estimulo visual do que a escrita de um texto;
  • O ato de trabalhar com elementos visuais aumenta a curiosidade sobre a leitura;
  • O comprometimento do público;
  • Compreensão da mensagem pelo utilizador;
  • Compartilhar nas redes sociais.

Recomendações

  • Ter em atenção a poluição visual com o uso exagerado de imagens e textos;
  • Desenvolver, com atenção, a utilização de recursos para pessoas que necessitam de algum tipo de acessibilidade;
  • Ser um elemento atrativo;
  • Organizar um esboço, tendo por base os assuntos de modo atrair a atenção do seu público.

Sequência Didática

  • Escolher o tema
  • Escolher as ideias chaves para compor o infográfico
  • Escolher as imagens e os ícones que reforçam as ideias
  • Escolher o layout
  • Fazer um esboço do infográfico
  • Infográfico terminado

Referências

Alves, A., Santos, R., Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br

Silva, Nataniel Mendes. O Uso do Infográfico em Sala de Aula: Uma Experiência na Disciplina de Literatura. Disponível em: http://bit.ly/2RHkBtS. Acesso em: 10 dez. 2019.

Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.

POCH Logótipos

Conheça os outros projetos:

Rede de Cooperação
Connecting@Job
Tutoria
Microcredenciais
Remote Assessment
Portal Científico

© 2023 Copyright: ISLA-IPGT  – Política de Privacidade –  Contactos