Em 1982, Kaoru Ishikawa, criou o Diagrama de Ishikawa, denominado também como Diagrama de “Causa e Efeito”, “Diagrama Espinha de peixe” e “Diagrama 6M”, que é uma ferramenta eficiente para analisar e resolver problemas.
É um diagrama gráfico, usado na gestão e controle da qualidade de diversos processos, tem como intuito fazer com que os envolvidos reflitam sobre as causas e razões possíveis de um problema.
O Diagrama de Causa e Efeito permite estabelecer quais são as causas que originam um determinado efeito.
Para Seleme; Stadler (2012) há dois métodos muito utilizados na construção do diagrama e ambos permitem melhorias e conhecimento do processo, representando os fatores fundamentais da qualidade:
Fonte: Merçon. L., Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br
Contexto de uso
O Diagrama de Causa e Efeito deve ser utilizado para detetar as causas de um determinado problema, por meio de uma melhor visualização da relação entre a causa e o efeito, ou seja, apontar possíveis estratégias na resolução de um problema projetando um determinado resultado (Brassard; Ritter, 1994).
A ferramenta apresenta algumas vantagens, tais como:
Figura: Vantagens do Diagrama Ishikawa
Fonte: Merçon. L., Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br
Recomendações
A ferramenta apresenta algumas desvantagens, como:
Sequência Didática
O diagrama é de fácil estruturação e interpretação, sendo uma das ferramentas mais eficazes, utilizadas nas ações de aperfeiçoamento e controle de qualidade nas organizações. Permite agrupar e visualizar as várias causas que estão na origem de qualquer problema, correção de falhas e melhorias de resultados.
Possui uma semelhança com a espinha de peixe, por isso é conhecido por este nome, pois as causas iminentes de um determinado problema são estruturadas hierarquicamente e são categorizados em seis tipos: materiais, mão de obra, método, máquina, medida e meio ambiente.
Construção do Diagrama:
Figura: Diagrama Causa-Efeito ou Espinha de Peixe
Fonte: Adaptado de Sant’ Ana, Blauth, 1999
Referências
Bond, M.T.; Busse, A.; Pustilnick, R. Qualidade total: o que é e como alcançar [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Brassard, M.; Ritter, D.O. O impulsionador da memória II: um guia de bolso com ferramentas para melhoria contínua e o planejamento eficaz. Salem: Goal/QPC, 1994.
Mello, C. H. P. (Oro.) Gestão da qualidade. São Paulo: Pearson, 2011.
Merçon. L., Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br
Santana, R.F.; Blauth, R. Gestão da qualidade. Curitiba: ISPG, 1999, Apostila.
Seleme, R.; Stadler, H. Controle da qualidade: as ferramentas essenciais [livro eletrónico].
Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.
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