KAHOOT

https://kahoot.com/

https://kahoot.it/

O Kahoot consiste numa plataforma Web que permite a implementação da metodologia ativa designada como gamificação, ativando a aprendizagem através de conceitos de jogos e de forma divertida com a utilização de quizzes (kahoots) fomentando a competição saudável entre os participantes.

 

Contexto de uso

O Kahoot como ferramenta para gamificar a aula, pode ser usado em todas os níveis de ensino e para todas as matérias e conteúdos.

Além ajudar a dinamizar uma aula, o Kahoot pode ser usado para avaliar o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes individualmente ou em grupo.

 

 

 

 

Recomendações

Para retirar o melhor desta ferramenta, é importante: reforçar os conceitos previamente estudados.

Planear bem o jogo de questões, e, ter em mente o que se quer obter, apenas um conteúdo, matéria especifica ou toda o conteúdo.

Recomenda-se ainda uma quantidade moderada de questões, para que a atividade seja cansativa e entediante.

 

Sequência didática

  1. Criar uma conta e aceder à plataforma web com o perfil de professor e escolher o nível de ensino: https://www.kahoot.com/
  2. Criar Kahoot (Quizz ou Curso)
  3. Depois de criar o Kahoot, para usar em contexto de apresentação, pressionar o botão “Iniciar”. Será apresentado ainda um Pin (código).
  4. Os participantes devem aceder a https://www.kahoot.it/ e inserir o Pin (código) para participarem.

 

Saber mais

Documentação oficial: https://support.kahoot.com/hc/en-us

Tutorial utilização Kahoot: https://www.youtube.com/watch?v=2nMPfBaJjOo&list=PLd-QtXnha0KeSh0Wz7yv2jIqAiXL-T6KW

 

Referências

Bennassi, Mazio & Neiva, Frâncila (2018). Uso do Kahoot como plataforma de apoio ao ensino em universidades. https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/ANL/article/viewFile/1803/1148. IV Seminário de Extensão e Pesquisa do Ces/Jf.

Espig, Aline & Domingues, Maria. (2020). Kahoot! no Ensino Superior: razões para a gamificação das aulas por meio de uma ferramenta digital de quizzes. Informática na educação: teoria & prática. 23. 10.22456/1982-1654.101345.

Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.

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