Os Mapas Conceptuais e os Mentais são representações do pensamento e se organizam visualmente a partir de ideias chave.
O Mapa Conceptual é uma representação gráfica de conteúdo que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado.
Os conceitos são escritos dentro de figuras geométricas como o retângulo ou elipses e são desenhadas linhas ligando os conceitos e suas articulações e desdobramentos.
Nas linhas são colocadas expressões de ligação para dar sentido às conexões. Podem ser utilizadas um verbo como: “é”, “deriva de”, “pode ser feito com”, constituem” ou ainda quaisquer outras expressões que evidenciem as articulações estabelecidas. A aparência de um mapa conceitual se assemelha a uma rede de conexões.
Os Mapas Mentais partem de uma ideia central, a partir da qual se articulam as ideias conectadas, numa estrutura em árvore (raiz e galhos) ou semelhante a um neurónio. Em cada item do mapa, há apenas uma palavra, ou uma pequena frase. A organização é feita de forma a encadear o pensamento.
É possível trabalhar com as cores, inserir imagens, links etc. O uso de símbolos adequados no mapa mental facilita a memorização e compreensão das ideias relacionadas. Na prática é possível adotar os mapas conceituais ou mentais como estratégia de ensino, estudo e até mesmo avaliação.
Contexto de uso
Quando se pretende sintetizar ideias articulando conceitos. Pode ser utilizada como estratégias de memorização, de estudo, reforço ou conexão de ideias.
Vantagens
Recomendações
Pode ser feito com um software específico, ou com canetas coloridas e um bloco de papel. Pode ser usado por todos os profissionais para a gestão de qualquer tipo de informação, uma vez que não existe um único modelo de mapa.
Embora seja uma técnica aplicável em muitas situações é preciso garantir aos estudantes uma explicação didática e demonstração de como deverão produzir os seus mapas.
É importante saber ler o mapa que se elaborou, evidenciando que estabelece as inter-relações sobre o tema. Para todos aqueles que estão a iniciar a elaborar mapas, a apresentação das palavras-chave, ajuda a sua construção. É recomendável um esboço do mapa para depois fazer sua estruturação final, principalmente considerando as limitações do espaço.
Sequência Didática
Figura: Exemplo Mapa Conceptual
Fonte: Mapa Conceptual – http://bit.ly/2uqpL5E
Fonte: Mapa Mental – http://bit.ly/2Gjh27R
Referências
Alcantara, E., Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br
Cmap Tools. Disponível também em: https://cmap.ihmc.us/cmaptools/ . Acesso em: 22 out. 2019.
Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.
Conheça os outros projetos:
© 2023 Copyright: ISLA-IPGT – Política de Privacidade – Contactos