MAPA CONCEPTUAL E MENTAL

Os Mapas Conceptuais e os Mentais são representações do pensamento e se organizam visualmente a partir de ideias chave.

O Mapa Conceptual é uma representação gráfica de conteúdo que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado.

Os conceitos são escritos dentro de figuras geométricas como o retângulo ou elipses e são desenhadas linhas ligando os conceitos e suas articulações e desdobramentos.

Nas linhas são colocadas expressões de ligação para dar sentido às conexões. Podem ser utilizadas um verbo como: “é”, “deriva de”, “pode ser feito com”, constituem” ou ainda quaisquer outras expressões que evidenciem as articulações estabelecidas. A aparência de um mapa conceitual se assemelha a uma rede de conexões.

Os Mapas Mentais partem de uma ideia central, a partir da qual se articulam as ideias conectadas, numa estrutura em árvore (raiz e galhos) ou semelhante a um neurónio. Em cada item do mapa, há apenas uma palavra, ou uma pequena frase. A organização é feita de forma a encadear o pensamento.

É possível trabalhar com as cores, inserir imagens, links etc. O uso de símbolos adequados no mapa mental facilita a memorização e compreensão das ideias relacionadas. Na prática é possível adotar os mapas conceituais ou mentais como estratégia de ensino, estudo e até mesmo avaliação.

 

Contexto de uso

Quando se pretende sintetizar ideias articulando conceitos. Pode ser utilizada como estratégias de memorização, de estudo, reforço ou conexão de ideias.

 

Vantagens

  • Facilita a compreensão e organiza tarefas com seu formato visual.
  • Permite uma comunicação clara de ideias.
  • Sintetiza informações, integrando conceitos novos e antigos.
  • Estimula discussões aprofundamento conceptual e anotações.
  • Provoca o conhecimento de novos conceitos e suas conexões.
  • Promove a aprendizagem colaborativa.
  • Estimula a criatividade pois não existe um mapa padrão para ser seguido.
  • Avaliar a compreensão do assunto.
  • Identifica fragilidades em áreas que precisam de reforço conceptual.

 

Recomendações

Pode ser feito com um software específico, ou com canetas coloridas e um bloco de papel.  Pode ser usado por todos os profissionais para a gestão de qualquer tipo de informação, uma vez que não existe um único modelo de mapa.

Embora seja uma técnica aplicável em muitas situações é preciso garantir aos estudantes uma explicação didática e demonstração de como deverão produzir os seus mapas.

É importante saber ler o mapa que se elaborou, evidenciando que estabelece as inter-relações sobre o tema. Para todos aqueles que estão a iniciar a elaborar mapas, a apresentação das palavras-chave, ajuda a sua construção. É recomendável um esboço do mapa para depois fazer sua estruturação final, principalmente considerando as limitações do espaço.

 

Sequência Didática

  1. Definir qual o mapa a utilizar – mapa mental ou conceptual.
  2. Identificar a questão central ou o tópico principal.
  3. Definir como vai ser construído, com caneta e papel ou se serão utilizados softwares específicos, como:
  • Freemind – (https://freemind.br.softonic.com/)
  • Cmaptools – (https://cmaptools.br.uptodown.com/windows)
  • Coggle – (https://coggle.it/)
  • Lucidchart – (https://www.lucidchart.com)
  • Canva – (https://www.canva.com/pt_br/)
  1. Identificar todos os conceitos-chave que se relacionam à ideia principal. Ordenar os conceitos mais gerais em primeiro e os conceitos mais específicos por último.
  2. Articular os conceitos por meio de palavras ou frases de ligação nas linhas para demonstrar como os conceitos estão relacionados.
  3. Ler o mapa e verificar se as ligações estão coerentes.
  4. Rever o mapa.

 

Figura: Exemplo Mapa Conceptual

Fonte: Mapa Conceptual – http://bit.ly/2uqpL5E

 

Figura: Exemplo Mapa Mental

Fonte: Mapa Mental –  http://bit.ly/2Gjh27R

Referências

Alcantara, E.,  Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br

Cmap Tools. Disponível também em: https://cmap.ihmc.us/cmaptools/ . Acesso em: 22 out. 2019.

 

Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.

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