MENU DE APRENDIZAGEM

Menu de aprendizagem, é uma ferramenta de Diferenciação da Aprendizagem que dá aos estudantes várias opções de atividades para se alcançar um objetivo didático.

  Existem vários estilos da ferramenta e várias maneiras de criá-los. Mas é utilizando ferramentas digitais que os Menus ganham vida e se tornam interativos.

 

Contexto de uso

Para turmas heterogéneas, em que os níveis de pré-requisito variam de estudante para estudante, bem como as competências pessoais, é sempre conveniente utilizar os Menus de Aprendizagem, que podem ser combinados com a sala de aula invertida.  Podem ser utilizados após uma explanação geral do conteúdo, distribuindo as subdivisões do mesmo em tarefas específicas.

Possuem vantagens como:

  • Colocam o estudante no centro da aula, enquanto o professor se torna supervisor e conselheiro;
  • Podem ser utilizados com estudantes de todas as idades e adaptados a qualquer conteúdo;
  • Ajudam a desenvolver o protagonismo juvenil;
  • Transferem para o estudante a responsabilidade da execução das tarefas.

 

Recomendações

Esta metodologia requer um planeamento, considerando as tarefas de cada campo e o tempo disponível para executá-las.

Compete ao professor também controlar o tempo e circular pela sala para garantir a compreensão das tarefas e do funcionamento da atividade.

Embora seja uma técnica aplicável a muitas situações, é preciso garantir aos estudantes uma explicação clara sobre as regras para haja uma participação eficaz.

 

Sequência Didática

  1. Definir o conteúdo a ser revisto, suas subdivisões e possíveis formas de expressão dos estudantes;
  2. Definir o uso ou não, de plataformas digitais para a apresentação das tarefas;
  3. Definir se as atividades serão construídas offline ou se serão utilizadas ferramentas específicas, como:
  • Google Drawing, Canva para desenhar ou criar imagens;
  • Google My Maps para fazer mapas com marcações;
  • Google Slides, para apresentações colaborativas;
  • Powtoon, para criar quadrinhos;
  • Vocaroo, para gravar áudio ou Flipgrid, para gravar áudio ou vídeo;
  • Smore, para fazer jornais ou informativos; etc.
  1. No caso de atividades online, inserir links para aceder à ferramenta correspondente a cada atividade.
  2. Fornecer o Menu aos estudantes, em papel ou em forma de link para que cada um possa aceder
  3. Referir aos estudantes que existe ou não um campo obrigatório. Podem ser criados novos critérios e regras, dependendo do conteúdo, dos tipos de atividade, da duração de cada uma, etc.
  4. Circular pela sala, tirando dúvidas e verificar se que cada estudante está com uma atividade que lhe interesse e o ajuda a compreender os conteúdos.
  5. Momento para os estudantes partilharem com a turma, as aprendizagens e as impressões sobre o conteúdo e a tarefa.
  6. Avaliar como adequar os próximos menus aos estudantes, de acordo com as impressões relatadas e as observações do professor.

 

Referências

Interactive Learning Menus (Choice Boards) with G Suite. Disponível em: https://shakeuplearning.com/blog/interactive-learning-menus-choice-boards, using-google-docs/.

Lima, P., Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br

Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.

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