Menu de aprendizagem, é uma ferramenta de Diferenciação da Aprendizagem que dá aos estudantes várias opções de atividades para se alcançar um objetivo didático.
Existem vários estilos da ferramenta e várias maneiras de criá-los. Mas é utilizando ferramentas digitais que os Menus ganham vida e se tornam interativos.
Contexto de uso
Para turmas heterogéneas, em que os níveis de pré-requisito variam de estudante para estudante, bem como as competências pessoais, é sempre conveniente utilizar os Menus de Aprendizagem, que podem ser combinados com a sala de aula invertida. Podem ser utilizados após uma explanação geral do conteúdo, distribuindo as subdivisões do mesmo em tarefas específicas.
Possuem vantagens como:
Recomendações
Esta metodologia requer um planeamento, considerando as tarefas de cada campo e o tempo disponível para executá-las.
Compete ao professor também controlar o tempo e circular pela sala para garantir a compreensão das tarefas e do funcionamento da atividade.
Embora seja uma técnica aplicável a muitas situações, é preciso garantir aos estudantes uma explicação clara sobre as regras para haja uma participação eficaz.
Sequência Didática
Referências
Interactive Learning Menus (Choice Boards) with G Suite. Disponível em: https://shakeuplearning.com/blog/interactive-learning-menus-choice-boards, using-google-docs/.
Lima, P., Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br
Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.
Conheça os outros projetos:
© 2023 Copyright: ISLA-IPGT – Política de Privacidade – Contactos