É uma metodologia ativa que proporciona um trabalho que contempla um grande volume de informações em tempo reduzido.
O painel integrado é uma das técnicas mais dinâmicas usadas em sala de aula, tanto para intercâmbio de ideias, como pela participação e integração de novos membros de um grupo, promove a comunicação, participação, cooperação e a integração de todos os membros do grupo. É uma forma do professor trabalhar coletivamente um determinado assunto.
De acordo com Anastasiou e Alves (2008, p.45), o painel integrado é um recurso estratégico que pode ser utilizado na sala de aula em diversas situações, isso porque:
O método, foi criado e difundido por J.D. Phillips e consiste na divisão de um grupo numeroso em pequenos grupos, com a finalidade de facilitar e dinamizar a discussão.
Originalmente essa estratégia propõe a divisão do grupo em pequenos grupos formados por 6 pessoas que discutem o assunto durante 6 minutos. Entretanto, essa característica não é rígida, podendo o grupo alterar tanto o número como o tempo, de acordo com a conveniência.
Masetto (2002, p. 95) destaca que no painel integrado cada parcela de conteúdo escolhida pelo professor tem seu estudo realizado em primeiro lugar por um grupo pequeno, e, em seguida, […] todos os assuntos são estudados por todos os estudantes, fazendo-se um cruzamento entre os membros dos diferentes grupos de tal forma que, em cada novo grupo, tenha representantes de todos os primeiros grupos – e, portanto, de todos os assuntos discutidos.
Contexto de uso
A estratégia permite a integração de conceitos, ideias e conclusões. Dessa forma, o painel integrado pode ser utilizado:
Recomendações
Os pontos seguintes devem ser considerados.
Sequência Didática
Figura: Esquema de Formação dos Grupos
Fonte: Prof. Ms. Francisco Sales
Referências
Anastasiou, L.G.C; Alves, L.P. Estratégias de Ensinagem. 2008. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1390223/mod_resource/content/1/anastasiou.pdf.
Ferreira, D., Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de utilização das metodologias ativas, Editora Ferp, 2020, http://www.ugb.edu.br
Masetto, Marcos Tarcisio. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2002.
Sales, Francisco. Ateliê dos Educadores. Disponível em: http://atelierdeducadores.blogspot.com/2010/04/painel-integrado.html.
Técnicas De Trabalho Em Grupo. Painel integrado. Disponível em: http://amigadapedagogia.blogspot.com.br/2011/04/tecnicas-de-trabalho-em- grupo.html.
Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.
Conheça os outros projetos:
© 2023 Copyright: ISLA-IPGT – Política de Privacidade – Contactos