PIXTON

https://www.pixton.com/

O Pixton consiste ferramenta com uma componente de plataforma Web e App móvel, que permite criar storytellings no formato de histórias aos quadrinhos (banda desenhada).

 O Pixton permite de uma forma atrativa e criativa adquirir entendimento de conceitos previamente apresentados.

 

Contexto de uso

Com o Pixton, a criatividade é o limite, assim, o professor pode fazer uso desta ferramenta para aplicar a técnica de storytellings para trabalhar conteúdos que permita exemplos práticos da sua utilização.

Por exemplo, ao estudar as metodologias de ensino, podemos solicitar que os estudantes construam em grupo histórias que ilustrem a aplicação das diferentes metodologias.

 

 

Recomendações

Antes de o utilizar o Pixton devem ser trabalhados previamente os conceitos de storytelling bem como a ferramenta. Apresentar um exemplo construído utilizando esta ferramenta.

 

Sequência didática

  1. Criar uma conta e aceder à plataforma web com o perfil de professor: https://www.pixton.com/
  2. Pode criar uma avatar.
  3. Pode criar uma história aos quadrinhos.
  4. Criar turma.
  5. O estudante deve aceder a: https://www. pixton.com/ com o perfil de estudante e colocando o identificador da turma fornecido pelo professor, tem acesso à turma.
  6. O estudante deve criar um avatar.
  7. O professor pode pedir aos estudantes que produzam uma história, seguindo o guião disponibilizado.

 

Saber mais

Tutorial do Pixton: https://www.youtube.com/watch?v=ZP6bFeHkVx0&list=PLd-QtXnha0KftjcsLeVGcH8ennEn5eeIf

Documentação oficial: https://help.pixton.com/general

 

Referências

Vitorino, J. (2023). A utilização do software Pixton como estratégia de ensino e aprendizagem: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relatório de estágio. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.11/8494

 

 

Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.

POCH Logótipos

Conheça os outros projetos:

Rede de Cooperação
Connecting@Job
Tutoria
Microcredenciais
Remote Assessment
Portal Científico

© 2023 Copyright: ISLA-IPGT  – Política de Privacidade –  Contactos