O Socrative é uma plataforma web gratuita que permite a construção de questionários.
Permite de uma forma simples, visualizar a performance de cada estudante e da turma em geral, permitindo assim ao professor identificar quais os conceitos precisam ser reforçados para toda a turma ou quais os grupos de estudantes necessitam maior atenção.
Permite ainda que seja configurado para que os estudantes recebam os feedbacks sobre o seu desempenho.
Contexto de uso
Devido às suas características, esta ferramenta, pode ser usada a qualquer momento, seja para uma questão de aula, avaliação formativa ou sumativa.
Pode ainda ser utilizada para a criação de questionários com um maior número de questões e questões complexas, e, que requerem um tempo maior de resposta, como por exemplo exercícios de trabalho de casa.
Recomendações
Uma vez que, trata-se de uma plataforma Web, depende de uma ligação Internet disponível no dispositivo utilizado para aceder.
É recomendado que o professor faça a gestão dos estudantes de cada turma, para evitar que os estudantes se registem mais do que uma vez e possam fazer os questionários várias vezes.
Adequado para as seguintes metodologias ativas
Sequência didática
Saber mais
Tutorial do socrative: https://www.youtube.com/watch?v=ypkUh57KCDk
Documentação oficial: https://help.socrative.com/en/
Referências
Lamas, M., C. (2019). Avaliação contínua no Ensino Superior com recurso a metodologias ativas: Perspetiva comparativa de docentes e estudantes. Disponível em: https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3114. Acesso: 01 setembro de 2023.
Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.
Conheça os outros projetos:
© 2023 Copyright: ISLA-IPGT – Política de Privacidade – Contactos