São designadas por um conjunto de práticas pedagógicas que abordam a questão da aprendizagem pelos estudantes sob uma perspetiva diferente das técnicas clássicas de aprendizagem, tais como aulas discursivas, onde se espera que o professor “ensine” e o estudante “aprenda”.
Na aprendizagem ativa, entende-se que o estudante não deve ser meramente um “recetor” de informações, mas deve-se envolver de maneira ativa na aquisição do conhecimento, focando seus objetivos e indo atrás do conhecimento de maneira pró-ativa. O professor vai ser o mediador entre o estudante e o conhecimento-
As técnicas e estratégias de metodologias ativas são pensadas para desenvolver diferentes competências dos estudantes, incluindo o senso crítico, e podem ser utilizadas em diferentes atividades.
Neste capítulo vão ser apresentadas as seguintes técnicas ativas, apresentadas na tabela a seguir. Pode explorar as técnicas ativas, fazendo clique sobre o nome da técnica ativa de ensino.
Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.
Conheça os outros projetos:
© 2023 Copyright: ISLA-IPGT – Política de Privacidade – Contactos