TÉCNICAS ATIVAS

São designadas por um conjunto de práticas pedagógicas que abordam a questão da aprendizagem pelos estudantes sob uma perspetiva diferente das técnicas clássicas de aprendizagem, tais como aulas discursivas, onde se espera que o professor “ensine” e o estudante “aprenda”. 

Na aprendizagem ativa, entende-se que o estudante não deve ser meramente um “recetor” de informações, mas deve-se envolver de maneira ativa na aquisição do conhecimento, focando seus objetivos e indo atrás do conhecimento de maneira pró-ativa. O professor vai ser o mediador entre o estudante e o conhecimento-

As técnicas e estratégias de metodologias ativas são pensadas para desenvolver diferentes competências dos estudantes, incluindo o senso crítico, e podem ser utilizadas em diferentes atividades.

Neste capítulo vão ser apresentadas as seguintes técnicas ativas, apresentadas na tabela a seguir. Pode explorar as técnicas ativas, fazendo clique sobre o nome da técnica ativa de ensino.

Este guia visa ser um elemento facilitador aos docentes no processo de implementação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de abranger profundamente a temática teórica das metodologias, direcionado para o sentido prático do “saber fazer” como uma ferramenta útil que indique de forma clara e objetiva, os procedimentos essenciais para implementar as metodologias ativas.

POCH Logótipos

Conheça os outros projetos:

Rede de Cooperação
Connecting@Job
Tutoria
Microcredenciais
Remote Assessment
Portal Científico

© 2023 Copyright: ISLA-IPGT  – Política de Privacidade –  Contactos